Na passada sexta feira dia 4 de Março de 2011 à noite, a tribo de exploradores Maori deu inicio a uma expedição prolongada que se estendeu até dia 6 de Março.No primeiro dia, a tribo Maori deu inicio a esta expedição procurando um local propício onde montar acampamento, onde a fauna e a flora prosperassem de forma a tribo sobreviver nessa zona, tendo sido o local escolhido para o efeito a Pedra Amarela que se localiza no conselho de Cascais em Sintra, tendo os maoris montado o seu acampamento já na madrugada de dia 5.
No dia seguinte, os maoris acordaram cedo, tendo sido informados, após tomarem a sua refeição matinal, por um dos protectores do espaço onde tinham montado o seu acampamento que era necessário fazer uma oferenda a Tāne-mahuta, a divindade das florestas e dos pássaros. Para tal, a tribo foi escolhida para cortar acácias, uma espécie de árvore que tem vindo a infestar parte da serra e que impede que outras árvores e plantas se desenvolvam.
Após esta tarefa, já depois de todos se terem alimentado, a tribo prosseguiu à construção do
MARAE, um edifício de culto e de festividade, onde seria realizada a entrada na tribo de novos elementos, os pakae Bia, Pinto, Vasco e Carolina, fazendo todos os preparativos para a realização da mesma.No entanto, em conjunto com as provações que os futuros elementos tiveram de prestar, todos os preparativos foram também colocados à prova, quando Tāwhirimātea, divindade do tempo, lançou sobre toda a região uma fortíssima tormenta, que devastou tudo à excepção do MARAE e dos pakae, ainda afastados da sua futura tribo, provando assim que os Maoris são
um povo digno da graça dos deuses. Após esta tempestade, deu-se a chegada dos pakae ao MARAE tendo tido os mesmos de realizar um haka (dança cerimonial) e esperar pela aprovação da tribo, como sinal de aceitação para a entrada tanto na tribo como no MARAE. Após a aceitação, realizou-se um banquete onde todos festejaram.O último dia começou cedo para a tribo Maori. Após tomarem a sua refeição, prosseguiu-se ao levantamento do acampamento.

Com todas as suas coisas arrumadas e com todos os preparativos realizados, a tribo prosseguiu para um raide de celebração, percorrendo toda a serra de Sintra.Apesar de alguns percalços pelos caminhos e de alguns atrasos, a tribo de exploradores Maori conseguiu provar uma vez mais que é digna e que Ranginui (o pai céu) e Papatūānuku (mãe terra) estão do seu lado.


By: Rafael Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário